Como posso ajudar na reinserção social do dependente químico?

A reinserção social do dependente químico é algo que demanda força emocional para superar diversos obstáculos, sobretudo o preconceito e o descrédito da sociedade. Para muitos viciados, o recomeço da convivência em sociedade abrange a volta ao mercado de trabalho, o retorno aos estudos, como também a tentativa de restabelecer vínculos com os familiares e amigos.

Uma família bem estruturada emocionalmente e nas relações entre os seus componentes têm papel fundamental para que a reintegração do indivíduo à sociedade seja bem-sucedida. A reinserção é um processo complexo, o qual envolve diversos fatores, como a insegurança do dependente, a desconfiança da sociedade, a dificuldade para encontrar emprego, entre outros.

Nesse sentido, o seio familiar tem uma essencial atribuição: fazer a pessoa se sentir parte de um grupo, pelo qual ela pode ser amparada nos momentos de dificuldade. O acolhimento da família vai desencadear no indivíduo dependente químico o sentimento de pertença. Logo, saber que não está solitário nessa batalha contra o vício é condição eficaz para revitalização.